top of page

O que é a virada climática?

Concebida como uma possibilidade de “virada de chave” e “virada de consciência” no enfrentamento à crise climática, a Virada Climática é a concretização de um sonho da sociedade civil de Belo Horizonte. Ela é uma oportunidade para ampliar as discussões e participação da população nas políticas climáticas locais, ainda muito restrita ao âmbito governamental e às organizações participantes dos espaços de discussão institucionalizados.

A Virada Climática, um evento inspirado nas Viradas Sustentáveis que acontecem em algumas cidades brasileiras, teve sua primeira edição em BH no ano de 2023. Sua organização promoveu com sucesso não somente a discussão ampliada do tema, mas a união de diversas organizações, coletivos e movimentos sociais que tratam direta e indiretamente da pauta socioambiental e da crise climática.

 

Nasce então o Movimento Virada Climática, uma rede de articulação da sociedade civil para além da realização de um evento, com o objetivo de criar um fórum permanente de diálogo sobre enfrentamento às mudanças climáticas e de potencializar projetos e soluções locais. Como movimento, acreditamos que a Virada Climática seja sempre justa e democrática, feita por e para a sociedade, considerando os seguintes princípios:

 

Com informação. Apoiamos e consideramos a divulgação científica para a promoção da educação climática e democratização do conhecimento científico, essenciais no enfrentamento da crise climática.

 

Para resiliência. Para além de “frear” as mudanças do clima, o fato que já as enfrentamos diariamente urge pelo desenvolvimento de ações de adaptação e resiliência nas nossas cidades.

 

É essencial que estejamos preparados para as consequências que crescem a cada aumento na temperatura do planeta, criando e apoiando soluções que promovam resiliência com a construção de uma cidade justa, inclusiva, sustentável, que valorize a biodiversidade e atente para a saúde coletiva. Por justiça climática!

 

A crise climática afeta todas as pessoas, mas de forma heterogênea e desigual. A inclusão, democracia e diversidade deverão estar em evidência nas nossas atividades, atendendo a acessibilidade a todas as pessoas, independente de seu gênero, raça, idade, características físicas e condição social. Sempre endossamos a luta contra o racismo ambiental entre outras diversas lutas sociais que atravessam e são agravadas pela crise climática. Todas as pessoas são bem-vindas para criar, promover, investir e apoiar a Virada Climática.

bottom of page